Passei frio, fui a pessoa mais feliz do Mundo inteiro por 6 dias da minha vida, descobri coisas que nunca seria capaz de descobrir sozinha, ou mesmo acompanhada aqui no Brasil. Conheci dezenas de pessoas da minha idade com uma estrutura intelectual ou igual ou mais elevada que a minha, desenvolvi minha visão de Mundo; de universo, de espaço.
Sim, eu fui à Europa.
___
Eu sou uma completa babaca, falando sério, uma oportunidade de conhecer a Europa caiu do céu em cima de mim e eu tava desanimada completamente, já sabemos disso. Mas surpreendentemente naquele dia 12 eu fiquei uma pilha de nervos, entrei naquele avião às 20:30 e a minha vida jamais voltará a ser a mesma, simplesmente porque o Brasil não existe em nada.
Conheci 3 cidades portuguesas: Lisboa, Santarém e Fátima. Aquela imagem distorcida que tinha de Portugal desapareceu no exato momento que pisei no Aeroporto da Capital; mulher de bigode, padeiros, pessoas bitoladas, país atrasado, NUNCA MAIS.
Não existe uma pessoa feia naquele país, nem uminha; claro que nem todos são deuses mas feio não tem de verdade;
Lisboa é lindo, cheia de prédios, arvores nas ruas, repeito no trânsito e NENHUM lixo na rua.
O comportamento é completamente superior ao nosso, as pessoas daqui do Brasil nem imaginam o significado das palavras educação e respeito.
Você acredita que numa conversa entre pessoas da minha idade eles evitam o maximo possível falar palavras vulgares? Durante um jantar um colega do Porto disse 'nádegas' e eu perguntei se por acaso eles usavam com frequencia [sem trema] essa palavra e ele disse que não, que ele apenas não queria falar 'bunda' perto das meninas [?]
> Esse é o verdadeiro significado da palavra educação. <
E o respeito pela particularidade alheia é impressionantemente silencioso e radical ao mesmo tempo, cada indivíduo se comporta, se afirma de maneiras completamente distintas e não há alguém pra julga-lo. Os cabelos, roupas, particularidades são todas autênticas, não existem críticas de comportamento, de raça, de cabelo, de NADA. Há respeito, só isso.
___
O Frio é sensacional, tirando o incomodo de esconder sua roupa por dias e parecer sempre que você está com a mesma devido ao casaco fechado, é perfeito. usar luvas, botas, chapéus, sentir a fumacinha fria que sai da boca é o mais legal, não precisar colocar água, coca-cola, cerveja e vinho na geladeira são coisas inexplicáveis.
>> A única relamação que a Europa merece: PORRA, como que o pessoal da EZN deixa a coisa lá do chuveiro queimar e nos obriga a tomar banho quente, seus putos? ¬¬'
____
Agora tenho a sensação de que tudo o que vivi até hoje foi somente esperando que esses dias chegassem, absolutamente tudo, a escola, a famílias, os amigos, as festas, o namoro, toda a minha vida agora passou a ser coadjuvante relacionada à emoção que foi estar a um atlântico de distância de casa, a liberdade que eu tive, as coisas que eu aprendi, as pessoas que me apaixonei, tudo. TUDO.
Muitas pessoas me ajudaram sem querer, e eu espero que tenha ajudado algumas também. Sei que é meio bobo, mas estava muito triste antes de ir, e graças a algumas pessoas que nunca tiveram a pretenção de me ajudar fizeram que as coisas melhorarem 'brutalmente', citarei alguns nomes: Fê, Lu, Igor [Aqui é curintia, véio!], Mário [esse é bróther], Diogo, João [Arctic-tic Monkeys], Cláudia, Jessica e Anabela [tchutchuquinha] (...)pessoas que nunca mais devo ver na vida, mas que nunca me esquecerei. Obrigada, meninos.
__
Antes de começar a escrever tinha tanta coisa pra falar que acabei deixando tudo de lado e tô falando só besteira, hihihi, mas deixando meu patriotismo falar um pouquinho mais alto, sou obrigada a confessar que: O metro brasileiro é melhor, o aeroporto do Rio é incomparavelmente superior, o Planetário é sem comentários, e os portugueses naturalmente são muito grossos; mas esses são detalhes bobos.
___
Outra coisa que deve ser dita: Só mesmo quando você não tem arroz e feijão que você dá valor ao arroz e feijão; e a proposito, o bandejão das escolas públicas são completamente do primeiro mundo mesmo, até pão, sopa, e sobremesa tem :o; eu sei que é dificil de acreditar mas é a mais pura verdade.
___
Pra finalizar finalmente esse post, que já rendeu mais do que o necessário, deixarei um micro-pequeno dicionário de portugûes/brasileiro, enjoy it:
Brasil Portugal
Onibus Autocarro
Trem Comboio
Metrô Metro
Shopping Centro Comercial
Camisa Camisola
Legal Fixe [?]
Bonito Giro
... e a mais genial: foguete/ônibus espacial = Vaivém, porque vai e VEM!
beijo nas criança ;*
2 comentários:
tá, eu vou dar minha opinião.
em absoluto primeiro lugar, e acima de qualquer coisa: estou roendo as unhas do pé de inveja de você. :]
mas enfim... não gosto muito da palavra 'superior'.. fica parecendo que o Brasil é um lixo.. ok, a gente sabe o absurdo que é isso aqui, mas há que se considerar que foram eles que nos colonizaram, e fizeram do nosso país o puteiro que é.
fora isso se você tivesse nascido lá, não poderia berrar coisas legais como "PORRA, CARALHO, PUTA QUE PARIU, SEU VIADO DE MERDA!" em público. pra onde iria a emoção da conversa? :] (sem contar que com esse respeito todo dos rapazes para com as moças, a gente só ia fuder com 25 anos.)
enfim, esse foi um comentário de gente invejosa, baseado no pensamento suburbano-mór. :]
interessante :D
Só nao esqueça que o Brasil nao se resume a Rio de Janeiro e Portugal não se resume à Lisboa e cidades vizinhas.
Mas deve ter sido o maximo, espero que chegue minha vez um dia. :p
:**
Postar um comentário